quinta-feira, 18 de junho de 2015

A moda do "DETOX"


Estamos a ser bombardeados por todos os lados com sumos e dietas Detox. Mas o que é isto? Funciona Mesmo?
Enfim, como chefe de cozinha, sempre fui a favor de uma alimentação cuidada e feita com carinho, portanto o facilitismo das dietas detox, sumos para substituir refeições, shakes e coisas deste tipo nunca fizeram o meu género nem nunca me convenceram.

Dieta Detox, a meu ver, tem que ser feita a base de produtos biológicos pois só assim é que temos a certeza que cumprirá o tal efeito Detox. Mas há ainda um fator neste tipo de alimentação que não é tratado.
Quando deixamos de fazer uma refeição com prazer, seja só ou acompanhado pela família e amigos, deixamos de sentir os alimentos. O simples ato de sentar a mesa e conviver com as pessoas é tão ou mais importante do que aquilo que ingerimos, pois ali, mais do que alimentar o corpo, alimentamos a Alma, com Amor, compaixão, alegria, partilha, tolerância... e isto faz toda a diferença.

Mas quando é que esta dieta funciona? Simples, quando a idéia de Detox parte da alma, do meu eu superior, quando mais do que desintoxicar o corpo , queremos desintoxicar o coração de mágoas e sentimentos que já não nos são úteis, coisas do passado, e tudo aquilo que não queremos mais em nossas vidas.

Em Maio passado realizei em Gourim (Casa Margou)um retiro Detox, e mais do que ensinar, aprendi imenso. O sentido de grupo e ajuda foi tão grande, que poucas vezes vi coisa igual. E funcionou, livramo-nos de tudo aquilo que já não servia, despimos os preconceitos, as máscaras e cuidamos apenas de sermos o "EU" , aquele que raramente ou nunca vemos. O "EU" mais profundo e verdadeiro que, as vezes por convenção, convém que fique guardado, escondido. Foi um aprendizado que levo para vida, portanto DETOX foi a nossa companhia, a nossa amizade, a nossa vontade de estar no agora e partilhar as experiências, a descida ao rio e a prontidão com que cuidamos uns dos outros, o cuidado e participação de todos ao arranjarmos a mesa com flores e frutas, as velas que queimavam as nossas mágoas e sentimentos guardados, Terminar o nosso labirinto de Avalon, as luzes apagadas o que permitiu-nos ver a magnífica noite estrelada e todas as nossas experiências juntos. Obrigado Obrigado Obrigado Em Setembro há mais. Portanto , a Dieta detox funciona, se o principal ingrediente for o AMOR.
Namaste.







Sem comentários:

Enviar um comentário